Instruções para alunos

Matrícula dos alunos do Programa e dos alunos aceitos para ingresso

 O Regulamento Específico do PPGEE e resoluções anexas (pdf - 670.31kB) rege as atividades do Programa, em conjunto com as Normas gerais da Pós-Graduação da UFES (pdf - 219.54 KB) e legislação superior emanada da CAPES e do MEC.

Para a matrícula, preencha o Formulário para Matrícula (rtf - 599.2 KB), imprima-o em duas vias, date-as, assine-as e entregue-as na Secretaria do Programa.

Elaboração da Dissertação de Mestrado, Proposta de Tese de Doutorado  ou Tese de Doutorado (em processo de atualização)

Leia  as Normas para confecção das Dissertações ou Teses (modelo em Word, pdf - 1.11 MB) que devem ser seguidas para gerar a versão final da sua Tese ou Dissertação.

É importante preparar a folha correspondente às assinaturas da Banca Examinadora, conforme modelo que consta nas normas (mínimo de 2 vias: uma versão fica no PPGEE e a outra na biblioteca central).

Use o modelo em Word (pdf - 1.11 MB) ou o modelo em Latex (rar - 1.64 MB) para preparar o texto correspondente a sua Dissertação de Mestrado, Proposta de Tese de Doutorado ou Tese de Doutorado.

 
Normas relativas a bolsas de Estudos

Os alunos bolsistas estão sujeitos às normas das agências de fomento que pagam as bolsas:

No caso da CAPES, as bolsas se enquadram nas Normas que regem o Programa Demanda Social (DS) (pdf - 35.02 KB);

No caso do CNPq, as bolsas se enquadram nas Normas relativas a bolsas de Mestrado e Doutorado no pais (pdf - 65.93 KB).

Também são de interesse o que trata do acúmulo de bolsa de estudos com vínculo empregatício:

Portaria conjunta CAPES-CNPq 01/2010 (pdf - 142.02 KB);

Nota esclarecedora da CAPES e do CNPq (pdf - 138.46 KB) sobre a mesma.

 
Providências para Alunos Formados

Lembre-se que o prazo máximo para entregar a versão final da sua Dissertação ou Tese é de três meses. Você deve entregar três cópias encadernadas da versão impressa ao Programa e uma ao orientador, confeccionadas conforme a norma vigente, todas encadernadas em capa dura conforme modelo constante das normas, contendo a ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da UFES e a folha com as assinaturas originais da Banca Examinadora. Para completar o pacote, você deve entregar o arquivo (pdf ou word) correspondente à versão final completa, o qual será depositado no banco de Teses e Dissertaçõs da CAPES.

Preencha o Formulário de solicitação da ficha catalográfica da Dissertação ou Tese (rtf - 21.76 KB) e envie à Biblioteca, no endereço eletrônico indicado no próprio formulário.

Após receber da Biblioteca Central a ficha catalográfica, monte as versões a serem encdernadas, com a ficha catalográfica incluída, e mande encadernar as três versões a serem entregues ao Programa mais aquela(s) para o(s) orientador(es), não se esquecendo de incluir a folha de aprovação, sempre com assinaturas em original. Feito isto, procure um encadernador para ajudá-lo. Na secretaria do PPGEe há o contato de um profissional autônomo que presta tal serviço.

Após entregar três vias da sua Dissertação ou Tese, já contendo a ficha catalográfica gerada pela Biblioteca Central da UFES, devidamente encadernadas ao Programa, mais uma cópia para o orientador e outra para o co-orientador, se houver, e mais o arquivo pdf para envio à CAPES, o agora ex-aluno deverá apresentar os documentos em anexo para dar entrada na sua solicitação de diploma (rtf - 2.09 MB).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910