Instruções para alunos

Matrícula dos alunos do Programa e dos alunos aceitos para ingresso

Regulamento específico do PPGEE e resoluções anexas (pdf - 392,8kB), que é a legislação que rege as atividades do Programa, em conjunto com as Normas gerais da Pós-Graduação da UFES (pdf - 219.54 KB) e legislação superior emanada da CAPES e do MEC.

Pontos principais do Regulamento e das Resoluções para Alunos de Mestrado (regulares e especiais) (pdf - 48.75 KB) e de Doutorado (pdf - 79.81 KB).

Para a matrícula, preencha o Formulário para Matrícula (rtf - 599.2 KB), imprima-o em duas vias, date-as, assine-as e entregue-as na Secretaria do Programa.

Elaboração da Dissertação de Mestrado, Proposta de Tese de Doutorado  ou Tese de Doutorado

Leia  as Normas para confecção das Dissertações ou Teses (modelo em Word, pdf - 1.11 MB) que devem ser seguidas para gerar a versão final da sua Tese ou Dissertação.

É importante preparar a folha correspondente às assinaturas da Banca Examinadora, conforme modelo que consta nas normas (mínimo de 5 vias).

Use o modelo em Word (pdf - 1.11 MB) ou o modelo em Latex (rar - 1.64 MB) para preparar o texto correspondente a sua Dissertação de Mestrado, Proposta de Tese de Doutorado ou Tese de Doutorado.

 
Normas relativas a bolsas de Estudos

Os alunos bolsistas estão sujeitos às normas das agências de fomento que pagam as bolsas:

No caso da CAPES, as bolsas se enquadram nas Normas que regem o Programa Demanda Social (DS) (pdf - 35.02 KB);

No caso do CNPq, as bolsas se enquadram nas Normas relativas a bolsas de Mestrado e Doutorado no pais (pdf - 65.93 KB).

Também são de interesse o que trata do acúmulo de bolsa de estudos com vínculo empregatício:

Portaria conjunta CAPES-CNPq 01/2010 (pdf - 142.02 KB);

Nota esclarecedora da CAPES e do CNPq (pdf - 138.46 KB) sobre a mesma.

 
Providências para Alunos Formados

Lembre-se que o prazo máximo para entregar a versão final da sua Dissertação ou Tese é de três meses. Você deve entregar três cópias encadernadas da versão impressa ao Programa e uma ao orientador, confeccionadas conforme a norma vigente, todas encadernadas em capa dura conforme modelo constante das normas, contendo a ficha catalográfica elaborada pela Biblioteca Central da UFES e a folha com as assinaturas originais da Banca Examinadora. Para completar o pacote, você deve entregar o arquivo (pdf ou word) correspondente à versão final completa, o qual será depositado no banco de Teses e Dissertaçõs da CAPES.

Preencha o Formulário de solicitação da ficha catalográfica da Dissertação ou Tese (rtf - 21.76 KB) e envie à Biblioteca, no endereço eletrônico indicado no próprio formulário.

Após receber da Biblioteca Central a ficha catalográfica, monte as versões a serem encdernadas, com a ficha catalográfica incluída, e mande encadernar as três versões a serem entregues ao Programa mais aquela(s) para o(s) orientador(es), não se esquecendo de incluir a folha de aprovação, sempre com assinaturas em original. Feito isto, procure um encadernador para ajudá-lo. Na secretaria do PPGEe há o contato de um profissional autônomo que presta tal serviço.

Após entregar três vias da sua Dissertação ou Tese, já contendo a ficha catalográfica gerada pela Biblioteca Central da UFES, devidamente encadernadas ao Programa, mais uma cópia para o orientador e outra para o co-orientador, se houver, e mais o arquivo pdf para envio à CAPES, o agora ex-aluno deverá apresentar os documentos em anexo para dar entrada na sua solicitação de diploma (rtf - 2.09 MB).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910