Laboratórios

Os laboratórios do Programa dispõem de boa infra-estrutura física e de equipamentos, infra-estrutura esta que está constantemente sendo ampliada para melhor atender às nossas necessidades. Os equipamentos de uso específico, tais como robôs móveis, modelos reduzidos de helicópteros, equipamentos de telecomunicações e instrumentos de teste e medição, são totalmente satisfatórios, em termos de quantidade e de capacidade, atendendo perfeitamente às necessidades do Programa. O mesmo ocorre em termos de recursos de informática, como descrito abaixo.

Como exemplo da boa infraestrutura disponível nos nossos laboratórios, destacamos o Laboratório de Automação Inteligente, que atende à linha de pesquisa em Robótica e Automação Inteligente. Tal laboratório conta com cinco plataformas de robôs móveis a rodas, todas possuindo sensores de ultrassom, três delas possuindo também computador de bordo e sistema de visão computacional, e duas delas dispondo também de sensor laser de varredura. Tal laboratório também dispõe de dois modelos reduzidos de helicóptero, em diferentes escalas, para experimentos de controle de veículos aéreos autônomos, sendo um deles, o de maior envergadura, adequado para experimentos em ambientes externos. Outro veículo aéreo disponível é o quadrirrotor, havendo três deles atualmente em uso. Também estão disponíveis em tal laboratório sistemas de visão omnidirecional, para uso em plataformas robóticas móveis, assim como diversas câmeras de vídeo para montagem de um ambiente inteligente, um protótipo de cadeira de rodas autônoma e um protótipo de robô a quatro patas. Os demais laboratórios, de uma forma geral, também contam com equipamentos e sistemas adequados aos experimentos ali realizados, de forma que a infra-estrutura do Programa como um todo é adequada, como já mencionamos.

Desejamos destacar que o histórico do Programa mostra que equipamentos que porventura se mostrem necessários para algum laboratório ou mesmo algum projeto específico sempre foram adquiridos, seja através de recursos geridos pela Coordenação do Programa seja através de projetos de pesquisa dos professores interessados. Assim é que em 2011 não restou nenhuma pendência relativa à aquisição de algum equipamento solicitado, ou seja, todos os equipamentos solicitados foram adquiridos. Naturalmente que isto não contempla todos os equipamentos adquiridos pelos laboratórios, uma vez que há projetos geridos diretamente pelos professores vinculados aos laboratórios, os quais também adquirem equipamentos para os respectivos laboratórios. De qualquer forma, queremos deixar claro que todos os equipamentos que os professores vinculados a todos os laboratórios solicitaram foram adquiridos, quer via fundos geridos pela coordenação quer através de fundos geridos pelos próprios pesquisadores. Ou seja, a infraestrutura de laboratório atende perfeitamente as necessidades atuais do Programa.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910